Logo Patosja

Anvisa alerta sobre riscos de consumo de canetas emagrecedoras manipuladas 

Desejo pela perda de peso faz com que haja compras sem critério ou orientação médica

Por: Redação PatosJá

Fonte: Anvisa - Lorena Teixeira

Publicado em: 12:40 27-12-2025

Compartilhar:

Desejo pela perda de peso faz com que haja compras sem critério ou orientação médica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre a compra e o consumo de canetas emagrecedoras manipuladas. Conforme o órgão, a venda de falsos medicamentos representa sérios riscos à saúde, além de ser considerada um crime hediondo no Brasil. 

Normalmente, popularizada por influenciadores e celebridades, a busca por canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, tem aumentado de forma rápida. No entanto, a ânsia pela perda de peso faz com que haja compras sem critério ou orientação médica. 

Vale destacar que os medicamentos sem registro podem conter impurezas ou ausência do princípio ativo esperado, não oferecendo a resposta ideal. Também existem riscos elevados de contaminação em produtos que são produzidos fora das regulamentações sanitárias. 

Para garantir segurança, a Anvisa recomendou que os usuários verifiquem se a embalagem está no idioma oficial (Português-Brasil), se possui lote e validade legíveis, e desconfiem de preços muito abaixo do mercado, ressaltando o uso feito apenas sob supervisão médica. 

Os sinais de alerta comuns de canetas manipuladas são: alterações neurológicas, reações alérgicas graves, problemas gastrointestinais severos e palpitações. Diante dos sintomas, interrompa o uso, busque ajuda médica, verifique o produto e denuncie à Anvisa.
Leia também